17 de agosto de 2009

O que todos os jovens devem saber sobre o álcool...


«
Portugal é o oitavo consumidor de álcool, em termos globais, e o quarto consumidor mundial de vinho; todos os estudos apontam para o dado de que o consumo de álcool por adolescentes portugueses aumentou significativamente nos últimos anos (...)

Os jovens sentem-se atraídos pelo binge drinking (consumo de grandes quantidades de álcool num curto espaço de tempo), pela cerveja e por certas bebidas brancas. O álcool em excesso não provoca só doença. Não é por acaso que não se deve beber antes dos 18 anos: o cérebro continua em formação até à idade adulta, o organismo não está adaptado a metabolizar o álcool, as consequências do consumo precoce afectam o estudo, o relacionamento com os outros, e pode levar à dependência física e psíquica.
(...)
Quanto mais cedo se começa o consumo excessivo maiores são os riscos para a saúde e para toda a vida. Referem alguns investigadores que os jovens são um grupo de bebedores muito vulneráveis porque procuram refúgio na bebida para esquecer problemas de integração (...)»

Mário Beja Santos

Sem comentários: