6 de agosto de 2009

Saúde

Salvador Dalí

Na apresentação deste blog fomos de sala em sala, e perguntámos o que significava, para cada um, ser saudável. Surgiram respostas variadas porque pedia-se que usassem as letras:
- S - A - U - D - A - V - E - L. Eis alguns dos resultados:

- Saúde; segurança; solidariedade; ...
- Amor; alegria; afectos; ...
- Água; sexualidade; ...
- Direitos; desporto; ...
- Ambiente; criatividade; coragem...
- Vida; Velocidade; Verdade; Vitaminas; ...
- Emoção; expressão; elegância; espiritualidade; ...
- Liberdade; luta ...

Qualquer área da nossa vida, pode ter significados diversos, porque cada um tem a sua própria perspectiva. A saúde que é muito mais que não estar doente, tem a ver com todas as vertentes da nossa vida: a biológica, fisiológica, a psicológica, a emocional, a social, ... entre tantas outras.

A saúde tem a ver, também, com conhecer-nos e estarmos dispostos a descobrir-nos, informar-nos e procurar saber mais acerca de nós e do que nos rodeia, por vezes, precisamos de confiar para procurar respostas. Ficar numa conchinha à espera que as coisas se resolvam, por magia, ou por sorte, não é solução. Temos de cuidar de nós e encher-nos de coragem para encontrar um equilíbrio.

Se, em qualquer das vertentes, nos sentimos menos à vontade, menos confiantes, as outras acabam por ser afectadas. São todas importantes e todas podem adoecer. Por exemplo: uma gripe é uma doença do corpo, estar triste é um estado emocional que nos retira força e ânimo, são só exemplos para demonstrar que tudo em nós está interligado. Dar pouca importância ou tentar não pensar nas nossas emoções/afectos poderá levar-nos a adoecer com maior ou menor gravidade.

Sem comentários: