3 de fevereiro de 2009

Consumo de álcool


" Álcool e falsos conceitos

O álcool (não) aquece...
O álcool faz com que o sangue venha do interior do organismo à superfície da pele, dando a sensação de calor, mas esta deslocação do sangue provoca uma descida da temperatura interna, prejudicando o funcionamento de todos os orgãos.

O álcool (não) mata a sede...
A sensação de sede significa necessidade de água. Quando se toma uma bebida alcoólica, uma considerável quantidade de água, que faz falta ao organismo, sai pela urina, aumentando assim, a necessidade de água no organismo, logo a sede vai-se agravando.

O álcool (não) dá força...
O álcool tem uma acção excitante e anestésica, que disfarça o cansaço físico ou intelectual intenso, dando a ilusão de voltarem as forças mas, depois, o cansaço é a dobrar, porque o álcool gastou energia ao ser "queimado" no fígado.

O álcool (não) é um alimento, (não) facilita a digestão (nem) abre o apetite...
O álcool não é um nutriente porque produz calorias inúteis (vazias) para os músculos e não serve para o funcionamento das células. Contrariamente aos verdadeiros nutrientes, ele não ajuda na edificação, construção e reconstrução do organismo. O álcool faz com que os movimentos do estômago sejam muito mais rápidos e os alimentos passem para o intestino sem estarem devidamente digeridos, dando a sensação de estômago vazio e digestão feita. O resultado é a falta de apetite e o aparecimento de gastrites e úlceras.

O álcool (não) é um medicamento...
O álcool é exactamente o contrário de um medicamento, porque provoca apenas uma excitação e anestesia passageiras que podem "abafar", durante algum tempo, dores ou sensação de mal-estar, acabando por ter consequências ainda mais graves."


1 comentário:

PjConde-Paulino disse...

Marta:
Permita que lhe dê os parabéns, pela forma elucidativa e persistente como informa a quem a Lê, neste espaço.

Gostei de entrar e observar atentamente:)

bjos do Pj