28 de abril de 2009

Nós e a sexualidade

"O propósito da sexualidade
Desde um ponto de vista biológico, o propósito primordial da sexualidade é a reprodução da espécie. Os indivíduos das diferentes espécies não só estão pré-programados para procurar a própria sobrevivência, como também do grupo em que vivem. (...)

Na espécie humana, a reprodução é, também, uma função fundamental; mas não é a única, nem necessariamente a mais importante. (...) A maior parte das relações sexuais que têm as pessoas não são em função da reprodução, são uma procura e uma manifestação de comunicação, ternura, afecto, etc. (...)

Pode ajudar-nos a encontrar momentos de prazer e bem-estar, impulsiona a sair da solidão e procurar, tocar, abraçar o outro. Permite-nos chegar a formas de comunicação íntimas, desde o ponto de vista corporal e psíquico. Torna possível, também, que duas pessoas possam planificar a sua relação ou os filhos que desejam, no contexto de uma relação estável, caracterizada por diferentes graus de paixão, intimidade e compromisso.

A sexualidade vivida satisfatoriamente torna mais fácil a compreensão das outras pessoas, elimina a rigidez e o moralismo. É, também, uma fonte de equilíbrio e harmonia para a pessoa. É, definitivamente, uma fonte de amor pela vida, de atitude positiva face a si mesmo, aos outros e a tudo o que nos rodeia.

Os destinos da sexualidade
A sexualidade humana pode satisfazer-se, reprimir-se, prolongar a sua satisfação, orientar-se a objectos de satisfação muito diversos. (...) A orientação do desejo pode ser diferente (heterossexual, homossexual, etc.) e as formas de comportamento sexual são, também, muito variáveis de umas pessoas para outras e de umas culturas para outras. As diferenças inter-individuais e inter-culturais são muito grandes.

Não quer isto dizer que todos os comportamentos sexuais sejam "desejáveis" desde o ponto de vista da saúde. Alguns comportamentos têm riscos graves. (...) O indivíduo, o casal e o grupo social deverão encontrar a harmonia possível, entre si, ao mesmo tempo que procuram melhores condições de vida, também na área sexual. "

Tradução livre de "Para comprender la sexualidad"

Sem comentários: