17 de abril de 2009

Sexualidade


O que é a sexualidade?

"A sexualidade é muito difícil de definir porque o Homem é um ser sexuado, e a sexualidade mediatiza todo o nosso ser. (...)

A sexualidade, como todas as realidades complexas, não pode ser definida a partir de um único ponto de vista, uma só ciência ou umas quantas palavras. O que sabemos hoje sobre sexualidade é o resultado de múltiplos estudos feitos em diferentes ciências. Por isto, a sexologia é, provavelmente, mais que nenhuma outra, uma ciência interdisciplinar. (...)

O nosso corpo é sexuado
A sexualidade está enraizada na nossa parte biológica e não pode ser entendida sem ter em conta esta dimensão. Os nossos desejos e comportamentos sexuais dependem, entre outros factores, das nossas hormonas sexuais, da idade, da nossa figura corporal e do nosso estado físico geral. (...)

Somos psicossocialmente sexuados
Desde o nascimento atribuem-nos nomes, vestidos, brinquedos, actividades, etc., sexuados. Inclusivamente, atribuem uma maneira de ser, sentimentos, interesses, pensamentos e desejos sexuados. Antes que a criança tome consciência da sua identidade sexual, atribuímos-lhe um papel sexuado que afecta, praticamente, todas as dimensões e actividades da vida.

Todas as sociedades e culturas atribuem actividades específicas ao homem e à mulher, ainda que o façam de maneira, muitas vezes, distinta. Estas atribuições não se baseiam, em geral, em diferenças biológicas, na maior parte dos casos, em formas de funcionamento social que cristalizaram ao longo da história, ainda que, na sua origem, desempenharam um papel decisivo as diferenças biológicas.

Por volta dos 2/3 anos, as crianças tomam consciência da sua identidade sexual (auto-classificação como menino ou menina) e, simultaneamente, começam um processo de aprendizagem e interiorização das funções que a sociedade considera próprias de um menino ou de uma menina (papel de género). (...) É o papel que mais define a vida das pessoas ao longo do seu ciclo vital.

Que coisa muda mais a forma de estar no mundo que o facto de ser mulher ou homem?!?

Desde idades muito precoces, as crianças manifestam interesses sexuais (fazem perguntas, observam, tocam-se), constroem as suas próprias teorias sobre a origem do Homem, a sua reprodução, etc., e demonstram comportamentos sexuais através de jogos e outros comportamentos). Assim, expressam através dos comportamentos a sua sexualidade.

O comportamento sexual é um dos comportamentos humanos mais significativos em todas as idades da vida, seja qual seja a forma concreta que adopte cada pessoa.

Cada cultura e sociedade regulam os comportamentos sexuais de forma diferente através dos costumes, a moral e as leis civis. As diferenças são, em certos casos, tão surpreendentes e claras que é impossível falar de um código universal de valores morais ou sociais sobre a sexualidade.

Portanto, para entender a sexualidade, não basta conhecer a anatomia e fisiologia sexual, é necessário ter em conta, também, toda a parte afectiva e a cultura em que o sujeito vive."

Tradução livre "Para comprender la sexualidad"

Sem comentários: