16 de fevereiro de 2009

As novas exigências familiares


"O mundo moderno (...) é um ambiente muito mais duro para as famílias. Porquê? O impacto das mulheres empregadas fora de casa, a transformação das relações entre os sexos, as famílias mais pequenas, as mudanças profundas nas atitudes para com a autoridade (...) e a influência dos media são alguns dos factores genéricos a ter em consideração. (...)

Comecemos com um casal que espera o primeiro filho. (...) O nível de compreensão das necessidades psicológicas da mãe, do pai e do bebé não evoluiu ao mesmo ritmo que a compreensão da saúde física.

O nascimento de um bebé implica mudanças na identidade pessoal e social da nova mãe e do novo pai - têm de tornar-se pais-, o que altera a sua relação um com o outro. (...) Esta mudança de estatuto altera a relação com os seus semelhantes e, mais importante ainda, com os próprios pais (...) São momentos de crescimento, de grande alegria, mas também muito difíceis.

Uma nova mãe pode sentir-se tanto apoiada como ameaçada pelo saber mais vasto das mães experientes, sejam elas a sua própria mãe ou outra figura maternal (...) o pai pode ficar encantado e orgulhoso, mas também tem de lidar com a preocupação da mulher quanto ao bebé (vinte e quatro horas por dia, no início) e com a necessidade acrescida que ela tem do seu apoio emocional, e com certeza também doméstico e económico. (...)

A tremenda transição do nascimento vai servir de modelo para os muitos momentos futuros de mudança na vida de uma criança. O modo como o bebé for apoiado nesta altura de enorme vulnerabilidade irá influenciar a forma como a sua visão do mundo se vai desenvolver interiormente, moldando as suas expectativas em relação às outras pessoas, tal como o desenvolvimento da sua própria personalidade.

Ao nascer, o bebé tem de lidar com a sua extrema fragilidade e quase total dependência, com o choque do novo ambiente, com a perda do mundo relativamente conhecido do interior da mãe. (...) A necessidade do bebé é de ser envolvido quando está inundado de emoções, o que é sentido pelo seu corpo."

Margaret Rustin

Sem comentários: